Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo® cresceu e hoje conquistamos o Brasil inteiro. Para isso, o apoio das nossas federadas, núcleos, associados e de toda a sociedade é fundamental.

As razões podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que se imagina já pensou em suicídio. Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade.

A primeira medida preventiva é a educação. Durante muito tempo, falar sobre suicídio foi um tabu, havia medo de se falar sobre o assunto. De uns tempos para cá, especialmente com o sucesso da campanha Setembro Amarelo, esta barreira foi derrubada e informações ligadas ao tema passaram a ser compartilhadas, possibilitando que as pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção. Saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio no Brasil, onde atualmente 32 pessoas por dia tiram a própria vida. Surge então um outro desafio: falar com responsabilidade, de forma adequada e alinhada ao que recomendam as autoridades de saúde, para que o objetivo de prevenção seja realmente eficaz.

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO no CDI HAP
 
Os atendimentos serão realizados toda sexta feira no Centro de Diagnósticos do HAP no período vespertino.
Em virtude da Campanha do Setembro Amarelo, TODOS os clientes que iniciarem o acompanhamento psicológico no mês de Setembro/21, terão as 10 (dez) primeiras sessões com valores promocionais, sendo o primeiro atendimento e outras 9 (nove) sessões.
 
Público de atendimento: Maiores de 12 anos.

 

Ainda nesta semana divulgaremos as ações planejadas pelo HAP, e de que forma nossa instituição contribuirá para o sucesso desta importante campanha.

 

Hospital Apóstolo Pedro. Sua vida, nossa missão. 

 

 

 

Conteúdo com a contribuição de www.setembroamarelo.com.br e www.setembroamarelo.org.br

Publicado em

Setembro Amarelo

Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de privacidade.

CONTINUAR E FECHAR